2/16/2009

Sambas 2009: Beija-Flor

Algumas mensagens sobre os sambas de 2009 do Grupo Especial... a primeira é uma bem informal sobre o belo samba da Beija-Flor

Beija-Flor 2009

Com um pouco mais de calma, escrevo aqui sobre um tema: o samba da Beija-Flor de 2009. Fui ouvir o samba do Tom Tom só depois do resultado final, e fiquei um pouco desconfiado dada a reação de todos de surpresa, pois o samba do Claudio Russo seria antológico.

Mas ao ouvir o samba eu tive uma surpresa, pois fiquei fascinado com a beleza do samba!! É um samba mais leve que geralmente a Beija-Flor traz, e achei um ato de generosidade a vitória dessa samba, de forma que confesso que fiquei emocionado ao ouvi-lo. Isso somado à beleza da gravação (para mim é indiscutível que foi o samba mais bem gravado de todo o CD, com andamento gostoso e acordes bastante bonitos...)

Tecnicamente o samba tem algumas falhas, e me surpreende que o Laila tão perfeccionista tenha se rendido ao samba, mas de fato o samba é irresistível. Há muitas repetições da palavra ”banho” ou seus derivados. No refrão final os versos “Embala eu babá feito um rio de magia / Que deságua luxo e cor” embolam um pouco, etc.

Mas, como dizia, o samba é irresistível e que bom que ganhou! Há soluções tão simples e tão bonitas que me emocionaram nesse samba. A letra é fabulosa, tem um olhar leve sobre o enredo, até mesmo descontraído, com tiradas geniais “O banho foi excomungado”. Há versos simples, mas de grande beleza (adorei os quatro versos finais da primeira parte e o refrão do meio. Adoro o trecho “As águas rolaram/As mentes lavaram” mesmo sabendo que falta um complemento). A letra é de enorme poder de síntese. Adorei o fato de um francês descobrir a importância do banho. A melodia é rica, tem variações, espaços para o canto, etc. O samba não é tão sofisticado quanto o da Mocidade que é o meu preferido, mas de longe é o samba que mais me fascinou nesse ano de 2009. E justamente esse samba, dessa forma, vir da Beija-Flor eu achei que foi um gesto de generosidade do Laila, pois ele não se importou com o tecnicismo da letra e preferiu um samba que tivesse o espírito do desfile e achei isso muito bonito.

O samba do Claudio Russo é bom, mas preferi esse do Tom Tom. A letra dos dois nem se compara.